1ª Edição - Ano MMXXIV
SER na primeira pessoa
Procurámos conhecer a opinião de alguns alunos que estão a concluir o ensino secundário e que, em breve, iniciarão um novo percurso académico. Quisemos saber o que pensa esta geração sobre temas variados como a amizade, a liberdade, o futuro, os seus medos e conflitos numa sociedade tão desafiante quanto intimidante.
Nesta edição, alunos do 12.º ano da Escola Secundária do Restelo respondem às nossas questões. Fazem-no com clareza e discernimento, demorando-se numa sustentada argumentação e revelando um notável espírito crítico imbuído de expectativas no futuro.
P. Monteiro
Aluno do 12º ano da E. S. Restelo
O que é a amizade?
A amizade é um conceito muito abstrato, embora, obviamente, tenha uma definição dada pela neurociência que explica todos os químicos cerebrais que são ativados e todas as ligações que acontecem na nossa mente quando fazemos um amigo. Eu, pessoalmente, identifico-me mais com a definição de amizade apresentada por Aristóteles, que nos deixou uma citação que diz que “A amizade é uma alma que habita dois corpos; um coração que habita duas almas”.
Leonor Ferreira
Aluna do 12º ano da E. S. Restelo
O que é a amizade?
Os seres humanos são complexos ao nível emocional, uma vez que racionais e sentimentais.
Características essas que os tornam tão reais e tão únicos. As relações sociais existem, porque estes se sentem uns aos outros, existindo uma conexão que os une inteiramente. A amizade resulta desse sentimento de empatia, de algo superior aos bens quereres pessoais e de um momento de pura partilha de emoções.