top of page

APEE
Associações de Pais e Encarregados de Educação

Natureza,  criatividade… e trabalhos com qualidade!
APEE - Moínhos do Restelo

Março é mês de mudança de estação do ano!A natureza adormecida do inverno começa a desabrochar dando lugar a uma paleta de cores variada que pinta tudo à sua volta.Durante o presente mês, a Texto Editora disponibilizou o “Calendário da Primavera”, com missões diárias, que os professores poderiam cumprir com os seus alunos.Uma das propostas seria uma atividade a realizar em família durante o fim de semana, que vinha descrita da seguinte forma: Alguns dos alunos da escola básica Moinhos do Restelo foram então desafiados a explorar a natureza ao seu redor, juntamente com as famílias ou amigos, e, a partir de pequenos elementos cedidos pela natureza, deveriam realizar um trabalho criativo.

apee-artigo1-Imagem2.jpg

Num dos trabalhos realizados, foram utilizadas pétalas de flores, espigas, pequenos ramos de arbustos ou árvores, vagens e até um inseto já sem vida foi aproveitado!

apee-artigo1-Imagem3.jpg

Neste trabalho, o aluno optou por projetar-se a si e ao seu irmão mais novo (identificados como as duas espigas) e ainda um terceiro irmão que irá nascer em breve (identificado pela vagem verde).No retrato dos três irmãos, houve a preocupação de mostrar que estariam todos abraçados, tal como demonstrado pelas folhas das espigas.No quadro, estão ainda representadas três árvores: uma à esquerda, com umas folhinhas muito pequeninas, em forma de coração, que simbolizaria o amor, outra ao centro, com flores roxas, que representaria a sorte, e, por fim, a árvore da direita, com inflorescências de cor amarela, que figuraria o dinheiro.Na imagem, existem ainda corações, formados com pequenas pétalas, e um pequeno inseto (da família das abelhas), que teria saído do seu ninho (representado por uma vagem de eucalipto) e se encontraria a polinizar as flores.

apee-artigo1-Imagem4.jpg

À sua obra, o aluno chamou “O Amor na Primavera”.Estes pequenos projetos são de extrema importância para os alunos, pois permitem-lhes contactar de perto com a natureza, observá-la e analisá-la, perceber as suas cores, as suas formas, fazer correlações com conteúdos programáticos aprendidos em sala de aula e conhecer melhor a biodiversidade.Por outro lado, expressam a sua criatividade de forma natural. Expõem os seus gostos e interesses, contactam com diferentes texturas, idealizam, projetam e executam. Às vezes, frustram-se, porque o resultado não saiu como o esperado, mas talvez na maioria das vezes se sintam orgulhosos, porque conseguiram realizar. Estes trabalhos podem servir também para lhes mostrar que na arte não há errados e que cada trabalho está certo para o seu autor.Envolver as famílias nestas dinâmicas enriquece ainda mais esta experiência, tornando-a um momento de interação muito positivo!

Cantinhos de Leitura

No passado dia 15 de Fevereiro, foram instalados e inaugurados os Cantinhos de Leitura na Escola dos Moinhos do Restelo.Este projecto da APEE enquadra-se na estratégia do Agrupamento para potenciar e incentivar o gosto pela leitura, partilha de ideias e opiniões e pensamento crítico das crianças, logo desde o Jardim de Infância.Assim, os Cantinhos da Leitura juntam-se à Biblioteca Escolar e aos “Livros com Pernas”, enchendo a escola dos Moinhos do Restelo de livros sobre os mais variados temas.Estes espaços estão sinalizados com tapetes em vinílico e almofadas coloridas, criando assim espaços acolhedores e confortáveis nos quais as crianças possam relaxar, ler e partilhar opiniões, constituindo-se como alternativas ao recreio.Foram instalados dois espaços distintos, destinados, respectivamente, ao Jardim de Infância e 1º Ciclo.Cada espaço tem duas caixas com livros que podem ser lidos no local ou levados para casa. Quinzenalmente, a APEE irá reavaliar as caixas e colocar mais livros. Adicionalmente, as crianças são convidadas a levar os livros dos Cantinhos de Leitura para casa e trazer novos.Os livros disponíveis nos Cantinhos de Leitura foram doados à APEE pelas Famílias dos alunos da escola, permitindo assim a recolha de uma enorme variedade de livros sobre variados temas, dos mais recentes aos mais clássicos.Pretende-se que se mantenha a dinâmica inicial de partilha de livros entre a casa e a escola, alimentando desta forma os espaços sempre com literatura nova e aliciante para todas as crianças. Logo no dia da sua instalação, os Cantinhos da Leitura foram um sucesso entre as crianças, que, de imediato, começaram a usufruir deles. São espaços nos quais podem descansar, ler e conviver com os amigos, espaços que vieram acrescentar um inestimável valor à escola.É com muita alegria que a APEE vê o seu projeto ser um sucesso para as crianças, dando assim mais um importante contributo para o melhoramento do espaço escolar e aumento da literacia infantil.

APEE FOTOS.png
APEE.png
APEE FOTOS3.png
APEE FOTOS2.png

Desde o início do ano letivo, a Biblioteca da Escola Básica dos Moinhos do Restelo tem vindo a promover o gosto pela leitura e a implementar o hábito desta em vários locais da escola.

Tem-se verificado uma crescente adesão à leitura por parte dos alunos, fator que vai ao encontro dos objetivos a que nos propusemos.

ler3.jpg
ler1.jpg
ler2.jpg

Comboio das bicicletas, cozinha na lama, marchas...

APEE - Bairro do Restelo

Comboio das bicicletas – brincadeiras e cicloficina

Às sextas-feiras (sempre após aviso prévio), a partir das 17h15, o Comboio das Bicicletas convida Todos a brincarem na Praça de Goa, no jardim em frente à EB1 Bairro do Restelo. São tardes muito animadas de convívio e onde crianças e adultos podem interagir e brincar com giz, cordas, arcos, bolas, jogos temáticos e muito mais. Em algumas ocasiões, que serão oportunamente divulgadas, esta iniciativa envolve ainda atividades destinadas à manutenção e reparação de bicicletas.

Novidades no recreio – cozinha de lama e tabelas tiro ao alvo No âmbito do plano de ação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 Bairro do Restelo (APEE), a escola recebeu uma cozinha de lama e três tabelas de tiro ao alvo com bolas aderentes.

​

Foi com grande entusiasmo que as crianças acolheram estes novos equipamentos, os quais possibilitarão o convívio e a brincadeira ao ar livre, assim como um contacto mais estreito com a natureza. Neste espaço, brincadeiras como o “faz de conta” ocupam um lugar privilegiado, estimulando a criatividade e a imaginação das nossas crianças.

BR-img-comboio-biclas.png
apee-BR-Lama1.jpg
apee-BR-Lama2.jpg
apee-BR-Marchas.png

Marchas Infantis das Escolas de Lisboa

Desde 2016, a Câmara Municipal de Lisboa, através do Pelouro da Educação, desenvolve o projeto "As Marchas Infantis das Escolas de Lisboa". Este projeto tem como objetivo permitir que as crianças possam viver as tradições de Lisboa, a par do conhecimento do património popular, permitindo, assim, reforçar a continuidade de uma herança cultural que é de todos e para todos.

​

As marchas deste ano têm como tema "O Tejo". Desde sempre, o rio fez parte do imaginário das comunidades que junto a ele se implantaram, facto comprovado pelos inúmeros vestígios de ocupação humana identificados na cidade.

​

Este ano, a EB1 Bairro do Restelo junta-se a este projeto, através das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e a Componente de Apoio à Família (CAF). O evento será marcado por diferentes momentos culturais, entre os quais se destacam:

  • Concursos de desenho;

  • Sessões pedagógicas e de exposição;

  • Exposição de Rua Tronos de Santo António;

  • Desfile na Avenida e Atuações individuais e conjuntas.

 

A partir do dia 6 de abril, decorrem os ensaios, durante o horário das AAAF/CAF; o desfile na Avenida, no dia 12 de junho e, no dia 15 ou 16 de junho (data ainda a confirmar pela Câmara Municipal de Lisboa), o desfile das escolas, durante o horário de AAAF/CAF.

 

Imagem: ©Câmara Municipal de Lisboa.

Abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância

image.png

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Moinhos do Restelo considera pertinente e atual reforçar a necessidade de prevenir os maus tratos na infância. Associa-se, por isso, à campanha Abril,mês da prevenção dos maus tratos na infância.

“A origem desta iniciativa remonta a 1989, quando Bonnie Finney, uma mulher norte-americana, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus tratos. Com esse gesto quis "fazer com que as pessoas se questionassem". A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o mês internacional da prevenção dos maus-tratos na infância.

E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas negras. O azul simboliza as lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. (in Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância - Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovenss, cnpdpcj.gov.pt)

Emerge, assim, a campanha Serei o que me deres, que seja amor, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

A APEE dos Moinhos do Restelo integrou a iniciativa promovida pela CPCJ Lisboa Ocidental, em articulação com as demais CPCJ da cidade de Lisboa, de construção de um "manto da proteção", tendo elaborado um "retalho" que representava a Escola dos Moinhos do Restelo e os valores que que acreditamos serem fundamentais numa estrutura representativa dos pais e encarregados de educação, especificamente:

Humanismo, como teoria central de toda a intervenção a desenvolver.

Humildade, nas relações interpessoais;

Harmonia, na procura da concertação das diferenças;

Honra e Honestidade, somente com verdade e transparência se constrói projetos coesos.

 

Um retalho que representa a visão de que as nossas crianças merecem a dedicação de todos nós para assegurar o seu efetivo crescimento e desenvolvimento, não apenas cognitivo, mas social e humano.

Terminamos citando o provérbio africano “É preciso uma aldeia para criar uma criança” que culmina a nossa pretensão de sermos uma APEE, que tenha um contributo efetivo na criação e manutenção dessa aldeia.

image.png

Festa da Primavera

No dia 3 de maio, as crianças da EB1 e do JI do Bairro do Restelo, em conjunto com as suas famílias e amigos, celebraram a primavera, no jardim da Praça de Goa.

A APEE preparou um fim de tarde muito divertido, repleto de bons momentos e de muita energia.

Foram várias as atividades desenvolvidas: desde oficinas de barro que deram forma aos guardiões das árvores, à plantação de sementes, à elaboração e pintura de borboletas e flores coloridas.

No final, os trabalhos foram expostos entre as árvores do jardim, dando vida e cor a este espaço de partilha, tão querido e tão preferido por todos os que o frequentam.

A APEE agradece a colaboração da Amor@osTrapos, que dinamizou a oficina de porta-chaves e pulseiras, à Junta de Freguesia de Belém, pelo apoio e gentil cedência de mesas, assim como, a todos os pais, famílias e amigos que fizeram da festa da primavera um momento tão especial.

image.png

Mercadinho de Natal

A APEE Moinhos do Restelo promoveu o Mercadinho de Natal nos dias 11 a 15 de dezembro de 2023.

Este mercadinho foi recheado de muita alegria, confraternização de pais, alunos, professores, restantes funcionários, tendo sido acompanhado por cafés, chás, águas, doçaria e artesanato natalício. Esta iniciativa permitiu que a APPE angariasse 1.112,12€.

Em articulação com a comunidade escolar também decorámos a árvore de Natal da escola.

Com o valor angariado no Mercadinho de Natal, a APPE já ofereceu seis caixas para o projeto da biblioteca da escola “Livros com pernas”, tapetes, almofadas e mais caixas para o projeto “Cantinhos da leitura”.

Estas iniciativas promovem o acesso a espaços diversificados onde as crianças podem explorar o “mundo” através dos livros. A APPE também ofereceu sessenta DVDs e um leitor para visualizar filmes na escola.

image.png

Hortas pedagógicas

As hortas pedagógicas representam um espaço privilegiado onde se podem desenvolver uma série de atividades de educação ambiental, sensorial na ligação à natureza. Por isso, considerámos imperioso demonstrar a nossa disponibilidade na promoção dessas atividades, tendo, alguns de nós, colocado a “mão na terra”, acrescentando mais terra, fornecida pelo agrupamento, e doando alguns produtos hortícolas para que professores, educadoras e alunos possam desenvolver estas atividades em pleno.

image.png
bottom of page