top of page
Capa-Viagem-centro-Terra.png

Título: Viagem ao Centro da Terra

Autor: Júlio Verne

Editora: Porto Editora

 

Resumo da obra (sem o desenlace):

Viagem ao centro da Terra retrata uma aventura que começa em maio de 1863, em Hamburgo, na Alemanha, vivida pela personagem Otto LidenBrock. Este professor de geologia, incansável e infinitamente curioso, partilha com Axel, o seu sobrinho e assistente de pesquisa, um manuscrito único. Neste, descobrem uma nota encriptada de um alquimista islandês, que mencionava uma passagem na cratera de um vulcão adormecido da Islândia que levava ao centro da Terra.

Sem hesitar, iniciam uma aventura cheia de peripécias onde os três exploradores lutam para sobreviver às adversidades encontradas durante a jornada. Os aventureiros acabam por ficar sem água, perdem-se uns dos outros e descobrem novas espécies, tudo isto para alcançarem o seu objetivo e serem os primeiros a chegar ao centro da Terra.

Breve apreciação crítica à obra:

Gostei deste livro pelo facto de haver várias peripécias durante toda a aventura o que acho que atrai o leitor e também porque gosto deste género literário, ficção científica, onde acabo sempre por aprender algum facto relativo ao tema.

É uma obra que, para o ano em que foi publicada, está bastante atual e é uma aventura que, se fosse realizada hoje, não seria muito diferente relativamente aos instrumentos e métodos usados.

A linguagem desta obra é muito descritiva, uma vez que, durante a leitura, o ambiente se vai alterando, levando o autor a descrever pormenorizadamente os diferentes espaços e climas.

​

Link do PowerPoint: PROJETO DE LEITURA - Viagem ao centro da Terra.pptx

​

Pedro Pinto, 9.º E

bottom of page