1ª Edição - Ano MMXXIV
Título: O Fantasma da Ópera
Autor: Gaston Leroux
Editora: Porto Editora
Resumo da obra (sem o desenlace da obra):
A história passa-se no século XIX, na Ópera de Paris, que se encontra assombrada por um misterioso fantasma. A protagonista, Christine Daaé, acreditando ser guiada por um “Anjo da Música”, supostamente enviado pelo seu pai após a sua morte, acaba por substituir a cantora principal Carlotta nos palcos da ópera.
Christine conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo o do seu amigo de infância, Raoul, Visconde de Chagny. Erik, o Fantasma, apaixonado por Christine, fica enraivecido de ciúmes e rapta-a, levando-a para o mundo subterrâneo onde vive. Confessa-lhe o seu amor, dizendo que precisa da sua companhia e da sua voz para a música que compõe.
Christine percebe que o seu “Anjo da Música” é, na verdade, o Fantasma que aterroriza a Ópera. Descobre também que o Fantasma tem o rosto fisicamente deformado, razão pela qual usa uma máscara.
O Fantasma deixa que Christine volte ao teatro. Christine conta tudo o que aconteceu a Raoul e decidem fugir. No entanto, o seu plano é descoberto e, durante a sua atuação na Ópera, ela é raptada do palco e levada para a casa do lago.
Depois de Christine ser raptada, Raoul conhece o Persa, um antigo amigo de Erik, que o ajuda a entrar na casa do lago, através dos subterrâneos da Ópera, passando pela câmara dos suplícios, onde ambos quase acabam por enlouquecer. Erik exige que Christine escolha entre ele e Raoul, sendo que, caso Raoul seja o escolhido, ele explodirá a Ópera, matando todos os espectadores que estão a assistir à representação.
Breve apreciação crítica à obra:
Gostei muito do livro, porque é uma história de amor com alguns momentos de terror.
É uma obra de fácil leitura com vários diálogos que nos deixam presos ao livro. A escrita é simples e clara.
Link do PowerPoint:
Margarida Marques, 9.º E