top of page

Título: Um Crime no Expresso do Oriente

Autor: Agatha Christie

Editora: Edições ASA

 

Resumo da obra (sem o desenlace):

Hercule Poirot, a personagem principal das histórias de Agatha Christie, é um famoso detetive belga que viaja no comboio Expresso do Oriente.

Um pouco depois da meia-noite, por causa de um nevão, o comboio é obrigado a parar, ficando preso na neve. Nessa manhã, descobre-se que um dos passageiros foi assassinado.

Sem ninguém poder entrar ou sair do comboio, Poirot aceita pegar no caso e começa a investigar. Procura pistas e aponta os depoimentos de todos os passageiros. Com a ajuda do chefe da companhia, um velho amigo seu, M. Bouc, e do médico legista, Dr. Constantine, Poirot descobre que todo aquele crime está ligado a uma tragédia que acontecera anos antes, o rapto e morte de uma bebé assim como a destruição de toda a família.

Após chegar a uma conclusão, o detetive, apresentando a sua resolução, retirar-se-á do caso.

Breve apreciação crítica à obra:

Foi uma obra que apreciei bastante. Primeiramente, por ter uma linguagem simples com vocabulário enriquecedor e estar estruturada de maneira a não deixar de ser cativante. Também gostei das peripécias das personagens, principalmente do detetive, e creio que a autora teve uma grande imaginação, pois consegue que as suas histórias e os seus mistérios ganhem vida de forma impressionante. Por fim, confesso que foi um dos primeiros policiais que li e que me deixou desde já apaixonada por este estilo literário.

 

Link do PowerPoint: xgawXPLUWSKVOZiGpGlvte24gg21Jln_NU0zQio5P88/edit?usp=sharing

 

Teresa Constantino, 9.º E

bottom of page