1ª Edição - Ano MMXXIV
Artigos
As redes sociais:
vantagens e desvantagens
​
Artigo de opinião
João Sequeira, 9.ºF
As redes sociais são algo que todos nós utilizamos no nosso dia a dia. Estas já fazem parte de nós, quase como se existisse uma dependência. Afinal, quem é que, em pleno 2024, não utiliza qualquer rede social? No entanto, como quase tudo na nossa vida, existem pontos fortes e pontos fracos.
A maior vantagem das redes sociais é que torna possível a comunicação entre duas pessoas dentro da mesma cidade ou em diferentes continentes. Por exemplo, durante umas férias na Austrália, é possível a carregar num botão e realizar uma videochamada para "matar" as saudades, seja de alguém da família, seja de um amigo.
Outro benefício é o facto de nos permitir estar atualizados em relação ao que se passa em todo o mundo. Antigamente, era necessário esperar pelo telejornal. Por sua vez, hoje em dia, apenas temos que digitar a palavra-passe e entrar Twitter para termos tudo o que podemos desejar, da guerra na Ucrânia até à demissão da primeira ministra da Nova Zelândia.
Apesar de todas as vantagens, também temos de tomar consciência de todos os perigos que corremos quando utilizamos estas aplicações. As burlas tornam-se algo a que estamos expostos todos os dias. Basta um clique e podem colocar um vírus informático no nosso dispositivo, que pode tomar conta dos nossos dados, desde informações pessoais, como a morada, até dados bancários.
Em síntese, a utilização das redes sociais traz mais vantagens que desvantagens, sendo que devemos sempre "navegar" nestas com precaução, porque, por muito pequeno que um erro seja, podem "apoderar-se" de dados que nós não queremos ver expostos.