top of page

Dia Internacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura Científica foi celebrado com entusiasmo, com atividades que destacaram a importância da ciência na nossa vida quotidiana. Os alunos foram incentivados a explorar os recursos digitais relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para entenderem melhor o papel da ciência na promoção de um mundo mais sustentável até 2030, assim como a participar em conversas com cientistas. Complementarmente, os estudantes contactaram com o programa ‘Newton Gostava de Ler’, que facultou aos alunos a oportunidade de mergulhar em textos literários que exploram a interseção entre ciência e literatura, e que incentiva, também, a fusão de conhecimento científico e criatividade literária. Foi ainda proporcionada a introdução ao ‘Pordata’, ‘PordataKids’ e outros sites recomendados por curadoria digital, sugerindo-se a possibilidade de recurso a um ‘Guião de Pesquisa de Informação’, que permite fortalecer ainda mais as habilidades de pesquisa dos alunos, preparando-os para navegar de forma eficaz ao longo do ano escolar. Os alunos e professores foram convidados a conhecer e utilizar essas ferramentas e desenvolver habilidades críticas de análise.

A semana  da Cultura Científica
BE, nos Moinhos do Restelo

À descoberta.23.24.beaer1.JI. MR. Cult.cientifica (1).jpg

O Dia Internacional da Cultura Científica na ESR

448604332_784265430521286_83669336088179

 A Biblioteca da Escola Básica do Moinhos do Restelo foi palco de uma atividade educativa na Semana da Cultura Científica. Os nossos alunos tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo da ciência através de experiências interativas com cores e pintura de desenhos. Sob a orientação de professores e especialistas, os jovens cientistas exploraram a relação entre a luz e a cor, aprendendo como as cores são formadas e como podem ser manipuladas e combinadas de maneiras surpreendentes. Utilizando uma variedade de materiais, desde tintas até dispositivos digitais, eles criaram uma explosão de cores em seus desenhos, refletindo os princípios científicos que aprenderam.

“Esta atividade não é apenas sobre ciência; é sobre ver o mundo de uma nova maneira”, disse um dos professores envolvidos. “Ao entender como as cores funcionam, os alunos podem aplicar esses conceitos em várias formas de arte e expressão.”

A biblioteca,  centro de aprendizagem e descoberta, foi o palco perfeito para as criações dos alunos.

Continuaremos a promover a experimentação e exploração por parte dos alunos.

A biblioteca Navegar promoveu uma palestra enriquecedora sobre “Economia Circular”, um tema de crescente importância no panorama atual da sustentabilidade. O evento, que teve lugar na sala multimedia da escola, foi dinamizado pelo Instituto de Agronomia de Lisboa e contou com a presença da  Professora Doutora Ana Rodrigues e dois dos seus alunos de mestrado. 

Os palestrantes abordaram o tema “Economia circular”, um modelo sustentável que promove a partilha, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos. Este modelo visa prolongar a vida útil dos produtos e minimizar o desperdício, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Os palestrantes exploraram a importância das ODS como apoio à transição para uma economia circular. A discussão enfatizou o papel que cada um de nós pode ter na promoção de um ciclo económico mais sustentável.

Os participantes tiveram a oportunidade de ver respondidas as suas questões.

Esperamos que esta palestra tenha sido enriquecedora e motivadora na adoção de hábitos sustentáveis.

bottom of page