top of page

Aconteceu - Eventos e palestras

Poesia no Centro Cultural de Belém

O PNL (Plano Nacional de Leitura) convidou o Agrupamento de Escolas do Restelo a integrar as comemorações do Dia Mundial da Poesia no Centro Cultural de Belém. Estas comemorações celebram a Poesia e os Poetas de Abril, a Liberdade e os 500 anos do nascimento de Camões.

No início da tarde de 23 de março, os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Restelo encantaram a plateia num Mini Diga Lá Um Poema. Mais tarde, foi a vez dos alunos da Escola Secundária do Restelo participarem numa Maratona de Leitura com interpretações singulares e emocionantes de alguns poemas de diferentes autores em particular do poeta lírico, Luís Vaz de Camões.

O evento atraiu todos aqueles que apreciam a riqueza da língua portuguesa e a profundidade da poesia em geral e, em particular, os versos do poeta renascentista.

Os alunos da Escola Secundária do Restelo demonstraram talento e paixão ao declamarem os poemas camonianos, transportando a plateia para um mundo de emoções e reflexões. Cada verso foi uma homenagem à nossa riquíssima herança cultural e uma prova do talento artístico que floresce nas novas gerações.

Este evento não celebrou apenas a poesia e a literatura, destacou também o valor da educação e do investimento nas artes dentro do sistema educacional. Os professores e educadores que ajudaram a preparar os alunos para esta apresentação merecem um grato reconhecimento pelo seu papel crucial em nutrir o talento artístico e intelectual dos seus alunos.

Após a entusiasta participação destes jovens, teve início, na sala Almada Negreiros, uma palestra proferida pelo Professor António Carlos Cortez (que merece um destaque privilegiado nesta edição do nosso jornal com um artigo sobre Liberdade, livros, a importância do teatro e a educação para a sensibilidade). O tema da palestra centrava-se em torno das questões “Como ler Camões nos Quinhentos anos do seu nascimento? Qual o lugar que a Lírica ocupa no labirinto camoniano? Como ler em voz alta e compreender as tensões e contradições do autor de Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades?”. Encadeado com a intervenção musical do agrupamento Il Dolcimelo, um grupo de música antiga do Renascimento e Barroco inicial, recriando as sonoridades musicais do tempo de Camões, podemos afirmar que este foi um momento de estimulante reflexão através das leituras e da elocução inspiradora do Professor António Cortez.

O sucesso deste evento é um testemunho do poder transformador da poesia, da música e da capacidade em transmitir significado através das palavras. Que eventos como este continuem a inspirar e enriquecer a nossa comunidade, fortalecendo os laços entre as gerações e celebrando a beleza da linguagem e da expressão artística.

ccb2_edited.jpg
ccb3.jpg
ccb4.jpg
ccb1.jpg

Matemática da Sustentabilidade

A Escola Secundária do Restelo foi palco de uma atividade inspiradora com o tema “Matemática da Sustentabilidade”. Esta palestra, dinamizada pela Biblioteca Navegar, foi ministrada pela Professora Doutora Maria Manuel Torres e contou com três turmas do 12º ano que tiveram a oportunidade de perceber a relação da matemática com a sustentabilidade do planeta. A Professora Doutora Maria Manuel Torres, é docente e investigadora no Centro de Análise Funcional e Estruturas Lineares do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e trouxe à discussão a

18 de março de 2024 - Atividade promovida pela Biblioteca Navegar

importância da matemática para a análise, compreensão, previsão e resolução de problemas de sustentabilidade. Também nos deixou sugestões de ferramentas que nos poderão ajudar a realizar escolhas responsáveis e informadas, sempre com o foco na sustentabilidade.

A Escola Secundária do Restelo e a Biblioteca Navegar têm um forte compromisso com a educação sustentável e queremos que os nossos alunos sejam agentes preparados para uma cidadania sustentável.

Esperamos continuar a oferecer oportunidades de aprendizagem e a formar cidadãos para o futuro. 

Palestras de António Carlos Cortez
sobre Fernando Pessoa

image.png

Fernando Pessoa é um poeta que deslumbra todos os que o quiserem ler!

É a esta conclusão a que chega quem assistiu às duas interessantíssimas palestras que o professor, poeta, ficcionista e ensaísta António Carlos Cortez proferiu sobre a obra Mensagem, de Pessoa, no dia 29 de janeiro, na Escola Secundária do Restelo, destinadas aos alunos das turmas 12.º B e 12.º C.

Cortez desbravou sentidos dos poemas com a colaboração dos alunos, estabelecendo relações perspicazes e transmitindo conhecimento de forma motivante e apelativa. E, como a Poesia tem muito a dizer aos jovens e aos menos jovens de todas as épocas, o palestrante não deixou de mostrar de que modo as ideias de Pessoa continuam a interpelar e a desassossegar as mulheres e os homens de hoje.

Como a Inteligência Artificial vai Mudar a Ciência

10 de abril de 2024 - Atividade da Biblioteca Navegar

media.png

No dia 10 de abril de 2024, pelas 10 horas, a Biblioteca Navegar da Escola Secundária do Restelo foi palco de uma palestra que não deixou ninguém indiferente. Sob o título inspirador "Cientistas do Futuro - Como a Inteligência Artificial vai Mudar a Ciência", a Professora Doutora Cátia Pesquita, com formação na área das Ciências da Computação, envolveu três turmas do 10.º ano num mergulho fascinante no mundo da IA e da ciência.

A palestra começou com a pergunta "Sabem o que é o Teste de Turing?". A partir daí, a Professora Doutora Pesquita, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa no Departamento de Informática, guiou os alunos por uma viagem pela história desde a 2.ª Guerra Mundial até aos nossos dias, revelando como a inteligência artificial já superou este marco histórico e está e redefinir os limites da ciência e da tecnologia.

A palestrante prosseguiu com a definição de conceitos fundamentais como ciência e inteligência artificial, com ênfase no papel crucial da inteligência artificial no estudo da ciência, em geral, e com particular enfoque no caso do genoma humano. Ao longo desta palestra, os alunos tomaram conhecimento de algumas recentes descobertas científicas e o emocionante potencial da IA como ferramenta de pesquisa, capaz de acelerar a evolução da ciência e abrir novos horizontes na compreensão do nosso próprio código genético.Ao concluir a palestra, a Professora Doutora Pesquita desafiou todos os presentes a participar no "Ser Cientista", um evento organizado pela Faculdade de Ciências de Lisboa. As inscrições para esta oportunidade única abrirão em maio deste ano, oferecendo aos alunos interessados a possibilidade de trabalhar no mundo da ciência durante uma semana.Este evento permitiu, aos alunos participantes, um contacto com a ciência do presente e um vislumbre do que poderá ser a ciência do futuro num mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia e pela curiosidade humana.

Palestra sobre Sismologia

Nos passados dias 3 e 4 de janeiro, tivemos o enorme privilégio de ter entre  nós a Dra. Cristina Oliveira que, com enorme generosidade, se disponibilizou a  falar sobre Sismologia com as turmas de 10º ano, conteúdo que está a ser  abordado nas aulas de Biologia e Geologia.

A Dra. Cristina Oliveira é Encarregada de Educação de um aluno do nosso  Agrupamento e docente do Ensino Superior, onde leciona na Licenciatura e  Mestrado de Engenharia Civil (neste último curso leciona a Unidade Curricular  de Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica).  

Acredita na interação entre os vários níveis de ensino como possibilidade de  abrir horizontes e ver as várias temáticas de diferentes perspetivas.  

Desenvolve a sua investigação em Engenharia Sísmica e já tem ido a várias  instituições falar sobre Sismologia e Engenharia Sísmica (Escolas, Jardim de  Infância, Universidades Séniores, Juntas de Freguesia, etc.).  

Já participou em várias missões internacionais pós-sismo e experienciou vários. Neste contexto, partilhou com os alunos imagens vídeos e testemunhos da experiência que teve na missão pós-sismo da Turquia, em 2023.Preocupa-se com a sensibilização da sociedade para este tema, porque acredita que, quanto mais conhecimento tivermos, menos devastadores serão os efeitos de uma catástrofe sísmica. Neste âmbito, foram abordados vários exemplos de engenharia sísmica e a forma como estes podem salvar as construções e, sobretudo, vidas.Obrigada, Dra. Cristina Oliveira!

55_edited.jpg

Recursos Hídricos: Desafios das Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

No dia 21 de março, a Professora Doutora Maria Teresa Condesso de Melo, especialista em recursos hídricos, proferiu uma palestra na sala multimédia da Escola Secundária do Restelo. O evento, em comemoração do Dia Mundial da Água, abordou temas de extrema relevância, como a sustentabilidade dos recursos hídricos no sudoeste de Portugal, com foco na região de Odemira.
Esta atividade promovida pela professora Ana Sousa em colaboração com a Biblioteca focou-se na evolução do uso do solo, a geologia, nascentes e salinidade, bem como o impacto social das águas subterrâneas na região. Também apresentou dados e factos relevantes, da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre a importância da água subterrânea em Portugal.
Na palestra ainda abordou o modelo conceptual e o nível freático das águas subterrâneas na região de Odemira, bem como a origem da água e a precipitação, com enfoque na barragem de Santa Clara. A palestrante realçou a necessidade de uma gestão sustentável dos recursos hídricos, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O evento contou com a presença dos alunos de duas turmas de 8.ºano, uma de 10.ºano e uma de 11.º ano. Estes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o papel vital da gestão sustentável das águas subterrâneas para o futuro de todos.

Design sem nome (18)_edited_edited.jpg

Laboratórios Abertos - Articulação Vertical

27 de maio. Os alunos do 3.º ano da Escola Moinhos do Restelo deslocaram-se à Escola Secundária do Restelo
IMG_8068 (1)_edited.jpg
448438893_810975310757901_82895842339797

A Escola Secundária do Restelo foi palco de uma atividade em articulação vertical do Agrupamento de Escolas do Restelo. Esta atividade  promovida pelos professores de Física e Química, Ana Sousa, Helena Sousa e Luís Rosário, teve o apoio de alguns alunos do 12.º ano e da Biblioteca Navegar.

Os alunos do 3.º ano da Escola Básica dos Moinhos do Restelo tiveram a oportunidade de ir à Escola Secundária do Restelo participar em experiências científicas, apresentadas num modelo de laboratórios abertos no pátio e em salas de ciências. Também foram à biblioteca ouvir uma história e falar sobre o nosso maior astro, o Sol. 

A tecnologia também teve um papel importante nesta atividade: os alunos do 3.º ano fizeram pinturas que, com a ajuda da tecnologia, ganharam vida em 3D. Esta experiência permitiu-lhes ver as suas criações de uma forma totalmente nova e emocionante.

Após um dia cheio de aprendizagem e descobertas, os alunos tiveram a oportunidade de almoçar na “escola dos grandes”. Depois do almoço, regressaram à sua escola.

Esta atividade proporcionou aos alunos, do 3.º ano  uma experiência educativa enriquecedora, permitindo-lhes não só aprender mais sobre ciência, mas também sobre a utilização da tecnologia na arte. Para os alunos do 12.º ano foi um oportunidade de contactar e ajudar os mais pequenos. Foi um dia memorável para todos os envolvidos.

bottom of page