top of page

Aconteceu - Concursos e prémios

Concurso Programa ESCOLA COM VOZ 2023/2024

O Concurso Programa Escolas com Voz tem como objetivo distinguir as crianças e os jovens das escolas da freguesia de Belém pela sua contribuição em ideias e histórias que enriqueçam a visão da sua comunidade e em especial a freguesia onde estão inseridos. Este ano letivo, o tema foi “O Herói que há em nós”.  

Os alunos fizeram uma reflexão sobre o tema e escolheram na escola pessoas que são heróis ao seu jeito, pessoas que inspiram os outros. Depois de uma procura e pesquisa os alunos elegeram na escola um herói e apresentaram-no à comunidade contando a sua história. 

O resultado dste Concurso, destinado a alunos do 3ºano do 1ºciclo ao 12º ano ou curso equivalente ao 12º ano, foi apresentado no dia 10 de maio, depois de as escolas candidatas apresentarem os seus projetos no Auditório do Centro Champalimaud.

As escolas candidatas apresentaram os seus projetos sobre o tema “O Herói que há em Nós”, destacando, cada uma delas, os seus heróis, contando verdadeiras histórias de vida inspiradoras. No final, o júri entregou os prémios às escolas vencedoras.

Cartaz-ECV.jpg

Alguns alunos da UAARE, Atletas de Alta Competição, participaram no concurso "O Herói que há em Nós", integrado no programa Escolas com Voz.

Na procura de Campeões e Heróis da comunidade escolar e para lá do mundo desportivo, escolheram o Senhor João Mamba, funcionário na Escola Secundária do Restelo, e elaboraram uma entrevista. Este trabalho foi selecionado pelo júri do concurso e premiado. Parabéns aos alunos e parabéns ao Senhor João!

Com voz esr.jpg
Com voz.jpg
com voz esr 2.jpg

O Poder do nosso herói é a alegria

Senhor JOÃO BAMBA

Joana Mendes (12.º A), João Rodrigues (10.º H), Leonor Coelho (12.º D), Leonor Martins (11.º G),

Maria Inês Oliveira (12.º D), Maria Sardinha (11.º H), Maria Pinto (12.º A) e Ricardo Mimoso (10.º H)

 

Chama-se Alegria da nossa casa! É alegria de quê? Da nossa casa. É alegria de quê? Da nossa escola. É alegria de quê? Dos nossos estudantes. É alegria de quê? Dos nossos professores. É alegria de quê? Dos nossos encarregados de educação que vêm visitar a nossa escola. Isto é a primeira palavra que eu tenho para dizer.

 

Alegria é a palavra que melhor define o nosso Herói! Todos os dias, ao entrarmos na Escola Secundária do Restelo, a primeira voz que ouvimos é a do Senhor João Bamba. O seu contentamento contagiante dá entusiasmo aos alunos e surpreende positivamente os professores e os funcionários não docentes da escola. As palavras de motivação e os conselhos que os estudantes recebem dão-lhes energia e força para encararem o dia.

Eu aprendo cada dia que passa, sempre aprendo uma coisa. Outra coisa que vou transmitir, jovem: não olhe para o colega, olhe para si próprio.

O Senhor João Bamba é o porteiro da Escola Secundária do Restelo há vários anos. Todos os alunos, professores, pais e colegas o conhecem e estimam. Escolhemo-lo como nosso herói, porque, não tendo tido uma vida fácil, é um modelo de determinação e vontade, bem como um exemplo de superação para todos.

Nasceu em Angola, onde trabalhou na educação e em projetos sociais. Chegou com a família ao nosso país, onde teve de reconstruir a sua vida a partir do zero. Primeiro, trabalhou numa empresa de segurança. Para conquistar esse lugar, ajudou o facto de ter explicado a quem o contratou: “Eu quero um trabalho, não quero apenas um emprego”. Ficou claro que o Senhor João estava ali para se empenhar e para se esforçar e não apenas para esperar o salário ao final do mês. Mais tarde, a Escola Secundária do Restelo teve a felicidade de o contratar como porteiro, lugar que tem ocupado até aos nossos dias.

 

A partir do momento que cheguei aqui, eu não vim só passear, eu vim à procura de trabalho, para fazer o melhor da casa. Mudei a casa! Foi uma mudança aqui dentro! Os alunos entravam calados, não davam bom dia para ninguém…

 

Hoje, acumula este trabalho com outro que exerce no Metropolitano de Lisboa. O Senhor João Bamba tem uma vida muito esforçada.

Como o próprio diz: “Trabalho vinte e quatro horas por dia”. E, ainda assim, como afirma: “Nunca estou cansado nem com falta de vontade”. E ver o Senhor João à porta da Secundária do Restelo é prova viva desse facto.

 

A minha imagem, a minha postura cá dentro são vocês, a minha alegria são vocês…vocês trazem ânimo dentro da vossa escola!

No entanto, não se fica por aqui o serviço que presta à comunidade. No seu sentido de construir um mundo melhor, o Senhor João é também membro de uma organização cívica, à qual dedica o pouco tempo que ainda lhe resta. A toda esta atividade, acrescenta-se o seu papel de pai de família, em que educa com esmero e empenho as suas filhas e a quem dá bons exemplos.

A sua personalidade e os valores que defende e pratica foram fundamentais para vencer na vida e para se integrar admiravelmente na comunidade portuguesa. A dedicação e o empenho são dois valores fundamentais. Mas a sua atitude positiva e construtiva é também bem visível na sua atuação. É um banho de alma vê-lo a saudar efusivamente todos, todos os alunos que passam pela portaria. Não há um estudante que entre ou que saia da escola sem uma palavra amiga, sem um sorriso ou sem um bom conselho. Deste modo, é um profissional exemplar, que vai muito para lá do que lhe é exigido no seu local de trabalho.

 

A portaria tem que trabalhar com a visão, transmitir, ajudar aquele que entra; cumprimentar sempre, dar uma palavra, isto é muito importante para todos nós.

Assim, pelo seu percurso de vida, pelos valores que promove e pratica e pela alegria com que a todos brinda no dia a dia, o Senhor João Bamba é o herói da Escola Secundária do Restelo. É um excelente exemplo de vida, de trabalho e de membro da comunidade escolar e da comunidade local.

bottom of page